You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Alasca

Estilo | 15 Mar 2017

O IMENSO EM ESTADO PURO

 

Alasca. Será possível imaginar, antes da partida, um estado maior do que o Texas, a Califórnia e Montana todos juntos, onde vive menos de um milhão de pessoas? Comparando com Nova Iorque e – demograficamente falando e em número de pessoas por metro quadrado – seriam quinze em toda a ilha de Manhattan. Respiro fundo. Abraço a natureza. Entrego-me ao silêncio.
Antes de partir percebi que muitos dos habitantes da terra que tenho o privilégio de ter por perto têm um fascínio pelo Alasca. “Uma viagem de vida”, dizem-me como quem guarda para o futuro um enorme tesouro do Mundo, enquanto se escondem no imaginário dos planos, na copa frondosa de uma árvore da cidade.
O nome “Alaska”, usado pelos Estados Unidos para se referir, primeiro, a todo o território e, depois, ao Estado após a sua compra aos Russos, em 1867, nomeia um objeto para o qual o mar é direcionado. Muitas vezes traduzido como “Grande Terra”, é o único Estado que se estende ao Hemisfério Oriental.
E sim, a Terra é Grande. Longe das cidades habitadas, é na imensidão de um abraço dourado que o Alasca me recebe nos bonitos tons de Setembro. O território é imenso, por isso, nomeei na partida dois postais que me pareciam imperdíveis nesta visita primordial.

 

Kodiak, onde os ursos chegam perto

Aterro em Anchorage mas o destino será outro. Na memória de todas as nossas crianças interiores habita o abraço de um urso antigo. Um dos animais mais queridos do Mundo é afinal um dos mais temidos na idade adulta e, por isso, a minha escolha sobre a ilha de Kodiak. Os ursos castanhos em extinção são privilegiados neste conjunto de ilhas. Emigrados no arquipélago de Kodiak, há aproximadamente doze mil anos, à medida que o clima aqueceu no final da última era glacial e o nível do mar subiu, estes ursos tornaram-se uma população isolada. A espécie não ameaçada está num ponto histórico elevado com três mil e quinhentos ursos, a maioria deles a ocupar o Kodiak National Wildlife Refuge. Considerados os maiores ursos do mundo – podem ir até aos quatro metros – têm a particularidade de serem omnívoros, alimentando-se de peixe, ervas, plantas e bagas. Habituados a viver em conjunto com os humanos, há quase oito mil anos, a possível permanência da espécie a poucos metros faz desta experiência uma das mais fascinantes e seguras no imaginário dos ursos e torna famoso este animal castanho endémico, como um caso singular de estudo da vida selvagem.
Sem palavras e com a noção do sagrado, selei-me numa fusão à natureza quando me vi parte de um cenário idílico e improvável. Pela mão de um guia da Andrew Airways, sobrevoámos de hidroavião o Katmai National Park & Preserve. Numa viagem de silêncio e sobrevoando postais aéreos extasiantes da natureza, aterrámos no coração do parque para uma caminhada, talvez uma das mais magnânimas que tive o privilégio de fazer na Terra. Em poucos minutos, um urso a tão poucos metros. O vídeo que partilho no website não deixa margem para a confirmação da singularidade desta experiência, e se for em Junho ou Julho fica a promessa de ver uma quantidade inacreditável de ursos nas margens do rio.

 

Os Glaciares Colony e Matanuska, na senda do mais puro 

Visitar o Alasca é abrir as asas ao firmamento. Em três semanas foram vinte as descolagens, sempre com aterragens de veludo sobre a água. Um tempo precioso para sublimar as texturas, que num abraço de imensidão me deixou rendida a estas terras do Norte.
As asas abrem-se nesta terra grande. O ar é a estrada de todas as emoções. Uma sensação de plenitude com a certeza de que poderia, perante tamanha beleza, ser o último dia de vida na terra.
A Rust`s Flying leva-me até ao Lake George. A sobrevoar postais indescritíveis, os glaciares, a imensidão da pureza do azul e do branco respiram entre aguarelas de Outono que se pintam, uma a seguir à outra. No Lake George sobrevoámos o Glaciar Colony. Somos seis pessoas a bordo e voamos todos em silêncio. As senhoras apertam as mãos dos cavalheiros, a mim dá-me para sorrir enquanto observo no reflexo da janela a palavra gratidão. A viver uma experiência da terra em estado puro, o silêncio toca o divino e torna viva a presença de quem já partiu, um dia seremos todos parte desta imensidão.
Com 43 Km de comprimento e 6,4 Km de largura, o Matanuska Glacier é o maior glaciar onde podemos chegar por estrada. Não há, não haverá nunca Alasca como o de Setembro e não, não trocava estas cores de Outono que me confirmam a estrada até Matanuska como uma das mais bonitas que já atravessei no Mundo. O glaciar move-se todos os dias e enquanto os “crampons” das botas me selam à beleza do azul, a fórmula do respeito às fendas sem fundo, tal como na vida, é apenas uma, a da confiança.

 

Chugach Explorer, à procura do Spencer Glacier

O comboio histórico do Alasca é, desde 1923, uma das experiências estonteantes do Estado. Esta viagem pela Chugach National Forest vai levar-me ao The Spencer Glacier com mais de dez mil anos e onde só se pode chegar de comboio. Fim da linha e sai-se do Alaska Chugach Explorer Train diretamente para a floresta e caminha-se até encontrar o Spencer Glacier.
A lição é inegável. Perante um dos 300 mil glaciares desta terra imensa, agradecer tudo o que este planeta nos serve com humildade. Sobretudo uma enorme consciência, urgente à preservação desta morada tão magnânima que temos a bênção de habitar.

 


© Reefs to Rockies

 

Texto e Fotografia : Sancha Trindade, autora do programa de televisão A Cidade na ponta dos dedos com emissão na RTP3 e TAP TV.

A Cidade na Ponta dos Dedos

 

Kodiak

www.kodiakbearcenter.com 

www.nps.gov/katm/index.htm 

www.andrewaiways.com 

www.alpenview.com 

 

Achorage

www.sackscafe.com 

www.snowcitycafe.com 

www.flyrusts.com 

www.flyrusts.com 

www.salmonberrytours.com 

 

Alaska Railroad

www.alaskarailroad.com 

www.alaskanrafting.com 

 

Livros que recomendo

A Ilha de Sukkwan, David Vann

A Ilha de Caribou, David Vann

Passage to Juneau, Jonathan Raban

Travels in Alaska, John Muir

 

Other Adress Book

recreation.gov

www.dnr.alaska.gov 

www.ultimathulelodge.com 

www.favoritebay.com 

www.tordrillomountainlodge.com 

www.katmai-wilderness.com 

Relacionados

#Siga-nos no Instagram @roofmagazine