You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

iTechStyle Summit

Tecnologia | 14 Fev 2017

TECIDO E TECNOLOGIA

 

O Terminal de Cruzeiros, em Leixões, foi o anfitrião do iTechStyle Summit – 1st International Conference on Textile and Clothing, durante 13 e 14 de fevereiro. O objetivo desta conferência era ser uma plataforma de diálogo para as instituições académicas e as indústrias da área, um evento com oportunidades para aprender, partilhar e fazer contactos.
A conferência abordou áreas da indústria 4.0, a digitalização, novas fibras e materiais, técnicas e estruturas inteligentes ou, ainda, sustentabilidade.
A impressão de circuitos eletrónicos para incorporar em têxteis foi um dos temas abordados durante a sessão IoT (Internet of Things) e Indústria 4.0. João Gomes, da CeNTI – Centre for Nanotechnology and Smart Materials, falou sobre a impressão direta do circuito eletrónico e na potencial inteligência e funcionalidade dos têxteis. Entre outras aplicações específicas, João Gomes referiu o caso de têxteis desenvolvidos para bombeiros: tecidos que façam a monotorização, por exemplo, da temperatura e da presença de gás, e deem o alerta em caso de necessidade.
Isabel Borges, da Altice Labs, referiu vários desafios da área como, por exemplo, no caso de tecidos para emergências, a proteção contra chamas, calor e substâncias, e a integração de GPS. Já no caso de aplicações à moda, Isabel Borges referiu outros desafios, que passam por tecidos sem nesgas, sem nódoas e odores, que sejam sensíveis à temperatura ou mesmos tecidos para casa, como os cortinados, que sejam sensíveis e mudem o ambiente doméstico. No ramo militar, um uniforme adaptável ao ambiente evolvente, em termos de cor, e o soldado invisível foram dois dos desafios mencionados.
Multifunção e processos digitais foi outra das sessões que teve lugar durante o iTechStyle Summit. Uma das oradoras foi Sylvie Hane, da empresa Tanatex Chemicals, que falou sobre a utilização de inkjet a têxteis. Entre outras especificidades da inkjet, Hane explicou que os processos de aplicação em que a inkjet será utilizada interfere na sua preparação. Por exemplo, em termos de viscosidade: se a aplicação for em spray, é necessário pouca viscosidade; se for para print-screen, a viscosidade tem de ser alta.
O iTechStyle Summit foi organizado pelo CITEVE em parceria com a Associação Selectiva Moda.

 

 

iTechStyle Summit

Relacionados

#Siga-nos no Instagram @roofmagazine