You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Katty Xiomara

Estilo | 08 Mar 2017

AMAR O INATINGÍVEL

 

“Y ese toro enamorado de la luna / Que abandona por la noche la manada”. O touro que se apaixonou pela lua, o “misticismo”, o “inatingível”, o amor de uma criatura diurna por uma noturna. A música “El toro y la luna”, dos Gipsy Kings, foi a principal inspiração de Katty Xiomara para a sua nova coleção Outono/Inverno 2017/2018.
“O tema da coleção transporta para algum mistério, para alguma história envolvida. É realmente mais sóbria e ao mesmo tempo mais romântica”, refere Katty Xiomara. No atelier, na baixa do Porto, a estilista recorda o processo que levou às novas criações que serão apresentadas no Portugal Fashion, no Centro Português de Fotografia (CPF), no dia 24 de março. Mas não será apenas um desfile.
Katty Xiomara desafiou reconhecidos fotógrafos de moda portugueses para a exposição Anatomia do Tempo que interpreta e recria uma seleção de imagens do arquivo do CPF e retrata, através das peças da coleção de Katty Xiomara, como a moda está em constante evolução. O “núcleo de ligação” entre ambas as expressões artísticas é comum.
O tempo balança. Tanto na exposição, entre o passado e o contemporâneo, como no processo criativo das peças do desfile. “Nós mexemos muito com o tempo”, salienta Katty Xiomara. É necessário um equilíbrio entre o passado, o “revivalismo”, e “uma visão futurista”.
Esta nova coleção apresenta padrões, que tratam a “ideia dos animais, da floresta, da lua, da noite”, cores escuras, como o preto e o azul-noite. Mas também brancos, como o branco-lua, os “tons brilhantes, prata estelar, tons de azul mais leves” e “os nudes, os rosas, cinzas, tons mais terra, mais areosos”. Nos materiais, a estilista refere que a coleção conta com “rendas, tules, sedas”, mas também “fazendas e pelos”. Para Katty Xiomara “a coleção é bastante feminina, tem algum romantismo, mas não é exacerbado”.
No dia do desfile da coleção é também inaugurada a exposição, que estará patente ao público durante um mês e será depois adicionada ao espólio do Centro Português de Fotografia. Os fotógrafos convidados são Aloísio Brito, Ana L. Silva, Cassiano Ferraz, Carlos Teixeira, Frederico Martins, Mário Príncipe, Ricardo Santos e Victor Hugo.

 

 

Texto: Inês Mendes
Fotos: Tânia Carreira e Cortesia de Katty Xiomara

Katty Xiomara

Relacionados

Verrou

Verrou

Estilo
Steampunk

Steampunk

Estilo

#Siga-nos no Instagram @roofmagazine